sábado, 2 de julho de 2016

Como montar um e-commerce de Sex Shop




O consumo de produtos eróticos tem virado uma febre nos últimos anos no Brasil. De acordo com a ABEME (Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual) esse mercado apresenta em crescimento médio de 15% ao ano. O Brasil tem a quarta maior feira erótica do mundo e a maior da América Latina.


O mercado de e-commerce ainda é muito novo nesse setor, porém muitas lojas virtuais já alcançam o sucesso rapidamente devido a grande demanda de compras pela internet. Ainda segundo a ABEME, a internet e as amigas são as principais fontes de informação sobre produtos eróticos para as mulheres, sendo a classe B a que mais realiza compras em lojas virtuais.


Segmentos de clientes


O perfil de consumidores de produtos eróticos engloba tanto homens como mulheres. Na internet o público feminino é ligeiramente maior (55%). A faixa etária dos consumidores é de 18 a 25 anos (43%), 26 a 35 anos(36%) e de mais de 35 anos (21%).


A classe B é a que mais compra pela internet. Esse público gosta mais de ofertas do que de lançamentos e é o que mais faz pesquisas antes de comprar.


O ticket médio das vendas varia de R$20,00 a R$100,00 sendo que a maioria (34%) fazem 1 compra a cada 3 meses. Essa sazonalidade das compras se deve as datas especiais como o dia dos namorados ou para celebrar o aniversário de casamento, entre outras.


Além disso podemos considerar a venda através das consultoras sensuais em conjunto com o site que, nesse caso, conseguem atender a 90% do público feminino sendo a maioria das classes C e D.


Como você pode ver existem diversos perfis de públicos que podem ser explorados. Para pequenas lojas virtuais o ideal é escolher um nicho dentro desses e personalizar toda a loja para atender esse segmento.


*A fonte dos dados estatísticos é a ABEME.


Propostas de valor


Qual valor ou necessidade um consumidor de produtos eróticos busca? Essa é a questão que você deverá responder e é a razão pela qual sua loja virtual existe.


A fantasia de fazer algo diferente, de sair da rotina e apimentar a relação do casal são algumas necessidades que os consumidores buscam suprir com produtos eróticos. Outra questão importante são as datas especiais do casal: aniversário de casamento, dia dos namorados, etc.


Essas necessidades no fundo acabam tendo como objetivo maior melhorar a qualidade de vida.


Explore esse valores em toda a comunicação da sua loja virtual, principalmente no conteúdo dos produtos, banners promocionais e no relacionamento com seu cliente nas redes sociais.




Canais


Como estamos fazendo esse estudo para uma loja virtual é claro que o principal canal de atuação é o seu site. Porém você também pode trabalhar com consultoras sensuais oferecendo uma comissão ou descontos para que elas revendam os seus produtos.


O layout do seu site deverá ser discreto mas sem perder o foco em itens importantes como a apresentação adequada dos produtos, fotos de qualidade e banners que transmitam bem suas propostas de valor.


Além disso é importante ter detalhes para que seus visitantes percebam claramente que sua loja é confiável, segura e que oferece produtos de qualidade.


Relacionamento com o cliente


A confiança entre a sua loja e seus clientes é fundamental para que uma sex shop online funcione e tenha sucesso. Quem acessa seu site tem que perceber rapidamente que você entende do negócio e que seus produtos realmente irão satisfazer suas necessidades.


Criar conteúdo que ajude seu cliente e melhorar sua vida sexual e perceber o benefício da utilização dos produtos eróticos é uma ótima estratégia. Hoje o marketing de conteúdo tem se tornado essencial para qualquer e-commerce.


Você pode trabalhar essa estratégia criando artigos para seu blog, para redes sociais e email-marketing também. Pense em se tornar referência no seu nicho de mercado, mostrando para seus clientes que todas as informações que ele precisar para atender suas necessidades estarão disponíveis no seu site, tanto como produtos como conteúdo, artigos, guias, dúvidas, etc.




Fontes de Receita


O objetivo de uma loja virtual é vender produtos, sendo obviamente sua principal fonte de receita.


Além da venda tradicional de produtos existem outras formas que você pode explorar na sua sex shop virtual.


Por exemplo, se você trabalha com cosméticos, pode oferecer um pacote de assinatura (mensal, trimestral, etc) para que o cliente sempre receba automaticamente o produto em casa, sem ter que ficar realizando uma nova compra quando acabar o seu cosmético sensual favorito.


Identifique qual o período de utilização mais comum e quais cosméticos se encaixam melhor para montar os pacotes. Você pode, por exemplo, criar um pacote básico com os cosméticos que tem maior uso e um outro de maior qualidade, que tenha um produto novo sempre para seu cliente experimentar. O básico pode ser vendido bimestralmente e o outro semestralmente, dependendo do perfil do seu cliente e dos produtos.




Recursos chave


Quais recursos chave suas propostas de valor requerem? Para um sex shop virtual é essencial que você entenda sobre a sexualidade humana. Em toda a sua comunicação isso tem que estar claro, seu cliente precisa perceber isso para ganhar confiança. Por isso é muito importante a criação de conteúdo online, principalmente artigos para o blog. Procure estudar sobre o assunto, foque mais nos benefícios e necessidades que seus produtos atendem.


No caso dos canais de distribuição, você irá precisar de um site para e-commerce, marca e de um catálogo de produtos que esteja de acordo com suas propostas de valor. Local de armazenagem do estoque, registro de domínios e marca também são outros itens a serem considerados.


Outro item importante é trabalhar a discrição no envio dos produtos. Procure ter uma razão social que não demonstre qual é o negócio assim como as embalagens que serão enviados os produtos.




Atividades chave


As atividades chave de uma sex shop virtual podem ser divididas em 4 segmentos: marketing digital, logística, finanças e pessoas.


No marketing digital você terá tarefas como atualizar as redes sociais, envio de email-marketing, criação de artigos para o blog e atendimento ao cliente.


Dentro desse item podemos considerar a montagem do mix de produtos. Nesse mercado você verá que existe uma infinidade de fornecedores. Tenha sempre em mente o perfil do seu cliente e suas propostas de valor na hora de montar o catálogo da sua loja virtual. Um oportunidade interessante de conhecer os fornecedores e um pouco mais do mercado é participar da feira Erótika Fair.


Na logística terá todos os procedimentos para envio do produto: acompanhamento dos pedidos, geração de nota fiscal, separação e embrulhos dos produtos e envio. Além disso também tem o processo de logística reversa, no caso de trocas e devoluções. Veja mais detalhes sobre logística no artigo Logística para E-commerce.


Em finanças você deverá controlar muito bem seus custos fixos, principalmente até o seu negócio “virar” ou seja, chegar no ponto de equilíbrio. Nesse controle incluem custos com armazenagem, servidor do site, funcionários, etc. Veja mais detalhes nos artigos sobre Gestão para E-commerce.


Por último, mas não menos importante, está a sua equipe ou seus funcionários. Normalmente em uma loja pequena apenas os sócios acabam tocando o negócio. Mas mesmo assim, não esqueça que você vai precisar de parceiros caso não queira ter funcionários. Análise bem as condições de parcerias e os benefícios que elas podem trazer ao seu negócio. Caso tenha funcionários, ter desafios constantes e possibilidades de crescimento são fundamentais para manter uma equipe de sucesso.




Parceiros chave


Para seu e-commerce ter sucesso você precisará de parceiros em todas as etapas de desenvolvimento do seu negócio.


Basicamente toda loja virtual irá precisar de parceiros logísticos (correios, transportadoras), de gestão (softwares erps), de desenvolvedores web e consultores em e-commerce e é claro dos fornecedores.


Além disso, para uma sex shop virtual, você pode estabelecer parcerias com consultoras sensuais, profissionais do setor (ex.: sexólogo) e também com outros sites, blogs ou portais que se relacionem com esse mercado.


Essas parcerias podem trazer muitos benefícios para sua loja virtual, como melhor desempenho de vendas com produtos adequados, exposição maior e agilidade nos processos internos do e-commerce.




Estrutura de custos


O controle dos custos fixos do seu e-commerce é fundamental para sua loja crescer, principalmente nos primeiros anos de operação.


Alguns dos principais custos são: manutenção e melhorias no site, marketing digital, estoque e logística, taxas e impostos, contabilidade e funcionários.


Além desses você tem que considerar a comissão das consultoras sensuais se resolver trabalhar com elas também. Fonte: E-Commerce na Prática.


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